
O projeto Corpo, câmara escura, dispositivo uterino: protagonismos femininos na fotografia experimental brasileira é uma pesquisa desenvolvida em conjunto por Ana Angélica Costa e Rosa Bunchaft a partir do final de 2023. O projeto é fomentado pelo PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA - 17°EDIÇÃO e prevê a realização de uma página web, conversas on-line e de uma publicação com tiragem de 100 exemplares que serão distribuídos para os parceiros do projeto e instituições com acervos abertos ao público, para garantir o acesso de pessoas pesquisadoras interessadas no tema.
​
Vamos iniciar a pesquisa com o envio de formulário para realizar uma cartografia de protagonismos femininos na fotografia experimental brasileira, com foco em práticas de câmara escura. O recorte temático proposto será de pesquisas relacionadas ao corpo e suas vicissitudes e a própria câmera é pensada aqui como um dispositivo uterino.
​
A ideia da pesquisa tem como ponto central aprofundar a reflexão sobre a câmera obscura como dispositivo uterino em oposição às metáforas fálicas de arma, posse, morte, captura, usadas ao longo de toda a história da fotografia. Com esta cartografia pretendemos ampliar o nosso olhar para artistas e regiões que ainda não conhecemos, a fim de incluir suas práticas na pesquisa, que certamente não se encerra com o projeto selecionado pelo Prêmio.
​
Para as conversas on-line, vamos convidar artistas que já conhecemos e vem trabalhando com os temas do corpo e da câmera obscura para criar diálogos entre nós pesquisadoras e as artistas convidadas sobre as questões levantadas por essas práticas através de diferentes experiências. Todo este material servirá de subsídio para a produção do texto e editoração da publicação fruto do projeto.
​
As apresentações e conversas serão transmitidas via Youtube pelo Streamyard, com tradução de libras ao vivo de acordo com a programação abaixo, sempre das 19h às 21h. Depois ficarão gravadas no canal da Câmera Lúcida e serão disponibilizadas na página do projeto.
​
Dia 14.04: Irene Almeida, Ana Angélica e Rosa Bunchaft
Dia 23.04: Mônica Mansur e Neide Jallageas
Dia 28.04: Angela Magalhães e Fabian Alvarez conversam sobre Regina Alvarez
Dia 05.05: Tatiana Altberg e Paula Trope.
