OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens 

A exposição OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens - composta por obras de Ângela Rolim, Dirceu Maués, Luiz Alberto Guimarães, Maria di Andrea Hagge, Miguel Chikaoka, Monica Mansur, Paula Trope, Tatiana Altberg em trabalho conjunto com o grupo Mão na Lata e Tiago Rivaldo - apresenta imagens feitas com câmeras artesanais ou que exploram o fenômeno da câmera obscura.

 

A exposição, instalada na galeria do Ateliê da Imagem, importante escola de fotografia na cidade do Rio de Janeiro, procura evidenciar como um determinado tipo e formato de câmera determina a imagem que com ela se pretende obter, aumentando o leque de escolhas e possibilidades a se levar em conta em um projeto fotográfico. Assim, foram expostas diferentes imagens de artistas e fotógrafos junto com as câmeras que as originaram.


Com curadoria de Ana Angélica Costa, a exposição teve como objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o papel da imagem na arte e na vida contemporânea, bem como mostrar as possibilidades artísticas e conceituais da construção de aparelhos produtores de imagens.

Vista da exposição
Vista da exposição

Vista da exposição
Vista da exposição

Vista da exposição
Vista da exposição

Vista da exposição
Vista da exposição